PT
BR
Pesquisar
Definições



emite

A forma emitepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de emitiremitir] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de emitiremitir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
emitiremitir
( e·mi·tir

e·mi·tir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Mandar, enviar para fora.

2. Lançar de si; expelir.

3. Pôr em circulação monetária.

4. Exprimir; enunciar.

5. Fazer emissão radiofónica ou de televisão.

etimologiaOrigem etimológica:latim emitto, -ere.
Confrontar: imitir.

Auxiliares de tradução

Traduzir "emite" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).




Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.