PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições

Esta funcionalidade permite encontrar os verbetes através da caixa localizada na parte superior que apresentam as seguintes pesquisas no seu interior:

  • uma só palavra (ex.: chave)

  • várias palavras (ex.: espécie asinina, árvore grande porte)

  • sequênciasseqüênciassequências de caracterescaraterescaracteres delimitadas por asterisco (ex.: chav*, *iscar), o que permite a consulta de uma lista de palavras com a mesma sequênciaseqüênciasequência de letras inicial ou com a mesma terminação.

  • abreviaturas usadas no dicionário (ex.: adv., ictiol., fam.)

  • conjugação de qualquer uma das opções anteriores (ex.: s. m. fam. bac*)

Na caixa da pesquisa, digite a(s) palavra(s)/sequênciaseqüênciasequência(s) que pretende procurar. A listagem dos verbetes que contêm a pesquisa realizada no seu interior é apresentada, permitindo uma rápida consulta através de um simples clique.



Dúvidas linguísticas



Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.


Ver todas