PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições

Esta funcionalidade permite encontrar os verbetes através da caixa localizada na parte superior que apresentam as seguintes pesquisas no seu interior:

  • uma só palavra (ex.: chave)

  • várias palavras (ex.: espécie asinina, árvore grande porte)

  • sequênciasseqüênciassequências de caracterescaraterescaracteres delimitadas por asterisco (ex.: chav*, *iscar), o que permite a consulta de uma lista de palavras com a mesma sequênciaseqüênciasequência de letras inicial ou com a mesma terminação.

  • abreviaturas usadas no dicionário (ex.: adv., ictiol., fam.)

  • conjugação de qualquer uma das opções anteriores (ex.: s. m. fam. bac*)

Na caixa da pesquisa, digite a(s) palavra(s)/sequênciaseqüênciasequência(s) que pretende procurar. A listagem dos verbetes que contêm a pesquisa realizada no seu interior é apresentada, permitindo uma rápida consulta através de um simples clique.



Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.


Ver todas