PT
BR
Pesquisar
Definições



conjunção

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conjunçãoconjunção
( con·jun·ção

con·jun·ção

)


nome feminino

1. Concurso simultâneo para um fim comum (ex.: conjunção de esforços). = LIGAÇÃO, REUNIÃO, UNIÃO

2. Conjunto de circunstâncias ou acontecimentos num dado momento. = CONJUNTURA

3. [Gramática] [Gramática] Palavra invariável que serve para introduzir orações e constituintes coordenados e orações subordinadas completivas e adverbiais.

4. [Astronomia] [Astronomia] Encontro aparente de dois astros no mesmo ponto ou alinhamento, visto da Terra.

5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Fluxo sanguíneo periódico eliminado pela vagina entre a puberdade e a menopausa. = MENSTRUAÇÃO, MÊNSTRUO, REGRAS


conjunção coordenativa

[Gramática] [Gramática]  Conjunção que liga orações ou constituintes da mesma categoria ou que desempenham a mesma função sintáctica, sem dependência hierárquica (ex.: conjunção coordenativa adversativa; conjunção coordenativa copulativa; conjunção coordenativa disjuntiva; conjunção coordenativa explicativa).

conjunção da Lua

[Astronomia] [Astronomia]  Ocasião da lua nova.

conjunção subordinativa

[Gramática] [Gramática]  Conjunção que introduz orações subordinadas completivas e adverbiais (ex.: conjunção subordinativa causal; conjunção subordinativa completiva; conjunção subordinativa condicional; conjunção subordinativa temporal).

etimologiaOrigem etimológica:latim conjunctio, -onis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "conjunção" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).