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vertente

aresta | n. f.

Linha divisória das vertentes....


encosta | n. f.

Declive (de monte, colina, etc.), vertente, ladeira....


falda | n. f.

Vertente, aba; sopé; orla, beira....


lançante | adj. 2 g. | n. m.

Que lança....


ugro | adj. | n. m.

Indivíduo dos ugros, nome dado aos povos fineses da vertente oriental do Ural....


Transformação de uma actividade física ou corporal em modalidade desportiva, geralmente com vertente competitiva....


tombada | n. f.

Vertente; garganta de serra....


torrente | n. f.

O álveo que a torrente tem aberto na vertente das montanhas....


vertente | adj. 2 g. | n. f.

Aspecto de qualquer coisa que apresenta duas faces opostas ou simplesmente diferentes: A vertente social da acção governamental....


viaduto | n. m.

Ponte construída sobre um vale, uma estrada, etc., para estabelecer a comunicação entre as duas vertentes....


Vertente de um movimento de terreno escondido dos olhares do inimigo....


antropologia | n. f.

Estudo do ser humano nas vertentes biológicas, psíquicas e sociais e na sua relação com o meio ambiente....


Relativo à socioantropologia, ao estudo do ser humano na vertente sociocultural (ex.: fundamentos socioantropológicos; visão socioantropológica)....


Parte da antropologia que estuda o ser humano na vertente sociocultural....


água | n. f. | n. f. pl.

Cada uma das vertentes de um telhado (ex.: telhado de duas águas; telhado de quatro águas)....


pendente | adj. 2 g. | n. f. | n. m. | adj. 2 g. n. 2 g.

Que pende; que está pendurado (ex.: fitas coloridas pendentes da parede)....



Dúvidas linguísticas



Qual é o feminino de maestro?
O feminino de maestro é maestrina.



Gostaria de saber a diferença de sentido das frases: São hipóteses que conduzem à investigação adiante. e São hipóteses que conduzem a investigação adiante.
Na primeira frase apresentada (São hipóteses que conduzem à investigação adiante) há utilização da crase da preposição a (que introduz o complemento indirecto locativo do verbo conduzir) com o artigo definido a, que caracteriza o substantivo investigação como realidade bem determinada. Esta frase pode ser parafraseável por ‘são hipóteses que levam à investigação a seguir explicitada e não a qualquer outra’.

A segunda frase (São hipóteses que conduzem a investigação adiante) apresenta uma ambiguidade estrutural. Se se considerar que há utilização apenas da preposição a (que introduz o complemento indirecto locativo do verbo conduzir) sem o artigo definido, a estrutura é muito semelhante à da primeira frase, sendo que a ausência do artigo definido indetermina o substantivo investigação. Esta interpretação pode ser parafraseável por ‘são hipóteses que levam a uma investigação entre outras possíveis’. Se, por outro lado, se considerar que há utilização apenas do artigo definido a, já não se tratará de um complemento indirecto locativo, mas de um complemento directo do verbo conduzir no sentido de ‘dirigir ou governar’. Esta interpretação pode ser parafraseável por ‘são hipóteses que dirigem a investigação para diante’.

As três estruturas acima explicitadas podem ser mais claramente distinguidas, pela mesma ordem, com frases em que os complementos do verbo conduzir correspondam a um masculino plural, para que não haja ambiguidade em nenhuma frase. Por exemplo, São guias que conduzem aos cumes da montanha pode ser exemplo de utilização da crase da preposição a com o artigo definido os. A frase São guias que conduzem a cumes da montanha pode ser exemplo da utilização apenas da preposição a sem artigo definido. Na frase São guias que conduzem os montanhistas há apenas a utilização do artigo definido os, pois esta acepção do verbo conduzir permite a utilização de um complemento directo, sem qualquer preposição.


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