PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

atlética

suporte | n. m.

O que serve de sustentáculo a alguma coisa....


atlética | n. f.

Arte ou profissão de atleta....


parkour | n. m.

Actividade recreativa e desportiva, praticada em áreas urbanas ou rurais, que consiste em deslocar-se o mais rápida e eficientemente de um ponto a outro usando habilidades atléticas para superar os obstáculos....


capoeira | n. f. | n. 2 g.

Área de mata que foi roçada ou queimada....


colhoneiro | n. m.

Equipamento feito de material resistente, geralmente de forma triangular, que protege os órgãos genitais masculinos de praticantes de desportos ou de actividades em que há choques físicos violentos (artes marciais, hóquei, toureio, etc.)....


colhoneira | n. f.

Equipamento feito de material resistente, geralmente de forma triangular, que protege os órgãos genitais masculinos de praticantes de desportos ou de actividades em que há choques físicos violentos (artes marciais, hóquei, toureio, etc.)....


atleticano | adj. n. m.

Relativo ao Clube Atlético Paranaense, de Curitiba, ou o que é seu jogador ou adepto....


bangu | adj. 2 g. n. 2 g.

Relativo ao Bangu Atlético Clube, clube do Rio de Janeiro, ou o que é seu desportista ou adepto....


atleticano | adj. n. m.

Relativo ao Clube Atlético Mineiro, de Belo Horizonte, ou o que é seu jogador ou adepto....


atleticano | adj. n. m.

Relativo ao Clube Atlético Ferroviário, de Curitiba, ou o que é seu jogador ou adepto....


marchista | adj. 2 g. n. 2 g.

Que ou quem pratica marcha atlética (ex.: atleta marchista; marchista portuguesa)....


marchador | adj. n. m. | n. m.

Que ou quem pratica marcha atlética (ex.: atleta marchadora; marchador olímpico)....


banguense | adj. 2 g. n. 2 g.

Relativo ao Bangu, subúrbio do Rio de Janeiro, ou o seu natural ou habitante....


atleticismo | n. m.

Qualidade do que é atlético (ex.: o jogador destaca-se pelo seu grande atleticismo)....



Dúvidas linguísticas



Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.



Uma frase poderá conter parênteses no fim da mesma? Exemplo: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março).
Os parênteses são sinais gráficos - podem ser curvos "( )", rectos "[ ]" ou angulares "<>" - utilizados sobretudo para delimitar palavras, locuções ou frases intercaladas ou suprimidas, sem que a estrutura sintáctica seja alterada. Por este motivo, ao utilizar uma sequência dentro de parênteses, a pontuação da frase deverá ser a mesma que existiria sem o uso desses sinais gráficos.

O exemplo que nos fornece não é muito claro, mas quando o que se pretende intercalar corresponde a uma ou mais frases completas, estas poderão estar integradas na frase que não está entre parênteses (mantendo a pontuação de uma frase dependente e sem uso de maiúsculas iniciais): Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês?).

Se, no entanto, houver mais do que uma frase dentro dos parênteses, deverão ser respeitadas dentro dos parênteses as regras gerais de pontuação, com uso de maiúsculas a seguir a um ponto final ou, no caso do exemplo, a um ponto de interrogação: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março?).

A informação poderá, por outro lado, surgir isolada fora dessa frase, com a respectiva pontuação e uso de maiúsculas; este parece ser o procedimento preferencial no caso de frases como a do exemplo referido, em que não parece haver nexo muito forte entre a frase imediatamente anterior e a(s) frase(s) entre parênteses: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado. (Ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março?)


Ver todas