PT
BR
Pesquisar
Definições



suporte

A forma suportepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de suportarsuportar], [terceira pessoa singular do imperativo de suportarsuportar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de suportarsuportar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
suportesuporte
( su·por·te

su·por·te

)


nome masculino

1. O que serve de sustentáculo a alguma coisa.

2. Apoio.


suporte atlético

Equipamento feito de material resistente, geralmente de forma triangular, que protege os órgãos genitais de praticantes de desportos ou de actividades em que há choques físicos violentos como nas artes marciais, no hóquei, no toureio, etc.

suportarsuportar
( su·por·tar

su·por·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ter sobre si.

2. Aguentar.

3. Permitir; tolerar; sofrer.

4. Estar à prova de.

Confrontar: suputar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "suporte" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.