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êmbolo

Relativo a êmbolo com origem no coração (ex.: acidente vascular cerebral cardioembólico)....


barrilete | n. m.

Cilindro onde joga o êmbolo da bomba....


cilindro | n. m.

Recipiente em que se move o êmbolo de uma máquina a vapor....


embolia | n. f.

Obstrução da artéria pulmonar ou de um dos seus ramos por um coágulo sanguíneo ou por outro êmbolo....


zoncho | n. m.

Alavanca que faz mover o êmbolo de uma bomba de mão....


pistom | n. m.

Disco ou cilindro móvel no corpo de uma bomba ou cilindro de uma máquina a vapor, de um motor de explosão, etc....


estilógrafo | n. m.

Caneta cujo cabo forma um depósito de tinta accionado por um êmbolo roscado, ou que contém um depósito de tinta fixo ou amovível; caneta de tinta permanente....


guia | n. f. | n. 2 g. | n. m. | adj. 2 g.

Peça dirigente da haste do êmbolo de uma máquina a vapor....


pistão | n. m.

Disco ou cilindro móvel no corpo de uma bomba ou cilindro de uma máquina a vapor, de um motor de explosão, etc....


cornetim | n. m.

Instrumento músico em forma de corneta com três chaves ou êmbolos....


seringa | n. f. | n. 2 g.

Tubo, geralmente de plástico ou vidro, com um bico numa extremidade, onde se pode inserir uma agulha, e com um êmbolo na outra extremidade, usado para injecções ou para retirar líquidos do organismo....


êmbolo | n. m.

Disco ou cilindro que se move no corpo de uma seringa, de uma bomba ou do cilindro de uma máquina a vapor, de um motor de explosão, etc....


Remoção de um trombo ou de um êmbolo que provoca obstrução de um vaso sanguíneo....


embolectomia | n. f.

Remoção cirúrgica de um êmbolo ou corpo que é transportado pela corrente sanguínea e provoca a obstrução de um vaso sanguíneo....


rodo | n. m.

Instrumento de madeira, metal ou outro material, que serve para juntar os cereais nas eiras, o sal nas marinhas, puxar a cinza no forno, etc....


bomba | n. f.

A que mergulha no líquido, sendo a subida deste resultado da compressão do êmbolo....


embólico | adj.

Relativo a embolia ou a êmbolo (ex.: AVC embólico; fenómeno embólico)....


picota | n. f.

Haste do êmbolo de uma bomba....


caneta | n. f.

Caneta cujo cabo forma um depósito de tinta accionado por um êmbolo roscado ou que contém um depósito de tinta fixo ou amovível....



Dúvidas linguísticas



Qual é o feminino de maestro?
O feminino de maestro é maestrina.



Estou com algumas dúvidas em relação à Língua Portuguesa:
1) É correto utilizar nos textos o sinal de pontuação ?! ou ?! ? Já vi em alguns textos, mas não sei se é correta essa utilização. Costumo às vezes utilizar, mas até hoje não sei se é correto ou não.
2) Não entendo muito bem a utilização do travessão em alguns casos. Exemplo (temos um diálogo que vem seguido da fala do narrador, e em seguida o personagem retoma a fala como no exemplo abaixo): - José venha aqui. - falou Pedro (finaliza a fala do personagem) -Vou te prender. (E este travessão?) O que vocês podem me informar sobre essa utilização de pontuação? (Travessão). Li a respeito que o segundo travessão apresentado estaria finalizando a fala do personagem, mas ao mesmo tempo como assim finalizando, se logo em seguida existe outro travessão? Não consigo compreender.
O ponto de interrogação (?) é utilizado para indicar na escrita uma pergunta directa (ex.: Vais demorar?). O ponto de exclamação (!) é utilizado para indicar na escrita um estado emotivo ou uma interjeição (ex.: Que demora!). A utilização conjunta destes dois sinais (?! ou !?) é frequente quando se pretende combinar estas duas funções e não há nada que desaconselhe a sua utilização para transmitir simultaneamente uma pergunta directa e um estado emotivo particular (ex.: Não acredito; ainda vais demorar?!).

O travessão é um sinal de pontuação usado, entre outras coisas, para introduzir uma mudança de discurso (normalmente para introduzir o discurso directo) ou de locutor. Desta forma, na frase apresentada (– José, venha aqui. – falou Pedro. – Vou te prender.), o primeiro travessão introduz o discurso directo, o segundo indica o fim do discurso directo, mostrando que o que se segue é uma indicação do narrador e já não da personagem, e o terceiro indica a retoma do discurso directo, indicando nova fala da mesma personagem.


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