PT
BR
Pesquisar
Definições



tripeça

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tripeçatripeça
|pé| |pé|
( tri·pe·ça

tri·pe·ça

)


nome feminino

1. Assento de três pés e sem encosto (ex.: tripeça de madeira). = TRIPÉ

2. [Figurado] [Figurado] Ofício de sapateiro.

3. [Burlesco] [Burlesco] Grupo de três pessoas que andam sempre juntas ou em conluio.


cair da tripeça

Ter idade avançada e indícios de senilidade.

etimologiaOrigem etimológica:tri- + peça.

Auxiliares de tradução

Traduzir "tripeça" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.