PT
BR
Pesquisar
Definições



tricote

A forma tricotepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de tricotartricotar], [terceira pessoa singular do imperativo de tricotartricotar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de tricotartricotar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tricotetricote
( tri·co·te

tri·co·te

)


nome masculino

1. Pequeno volume.

2. Volume de mão.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:tricotada.
tricotartricotar
( tri·co·tar

tri·co·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

Executar um tecido em malhas entrelaçadas com um fio têxtil e agulhas especiais; fazer tricô. = TRICOTEAR

etimologiaOrigem etimológica:francês tricoter.

Auxiliares de tradução

Traduzir "tricote" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.