PT
BR
Pesquisar
Definições



reiniciação

A forma reiniciaçãopode ser [derivação feminino singular de reiniciarreiniciar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
reiniciaçãoreiniciação
( re·i·ni·ci·a·ção

re·i·ni·ci·a·ção

)


nome feminino

Acto ou efeito de reiniciar.

etimologiaOrigem etimológica:reiniciar + -ção.
reiniciarreiniciar
|e-i| |e-i|
( re·i·ni·ci·ar

re·i·ni·ci·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Iniciar ou iniciar-se novamente. = RECOMEÇAR

2. Arrancar novamente ou restaurar o estado de funcionamento de um sistema ou de um programa informático. = REINICIALIZAR

etimologiaOrigem etimológica:re- + iniciar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "reiniciação" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).




Como se escreve: quere-la ou querêla?
As grafias quere-la, querê-la e querela são formas parónimas, isto é, formas diferentes com grafia e som semelhantes.

As formas quere-la e querê-la correspondem a formas verbais do verbo querer seguidas do clítico a, na forma -la (o pronome clítico -a assume a forma -la quando a forma verbal que o precede termina em -r, -s ou -z); quere-la pode transcrever-se foneticamente ['k3rilá] e corresponde à segunda pessoa do presente do indicativo (ex.: tu queres a sopa? = quere-la?), enquanto querê-la pode transcrever-se foneticamente [ki'relá] e corresponde ao infinitivo (ex.: para alcançares alguma coisa, tens de querê-la muito).

A grafia querela pode transcrever-se foneticamente [ki'r3lá] e corresponde a um substantivo feminino, cujo significado poderá consultar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.