PT
BR
Pesquisar
Definições



rasca

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rascarasca
( ras·ca

ras·ca

)


nome feminino

1. Rede de arrastar.

2. Embarcação descoberta, com dois mastros e velas latinas.

3. [Figurado] [Figurado] Quinhão, lucro.

4. Bebedeira.

5. Sinal, indício.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

6. Que é de má qualidade. = ORDINÁRIO, RELES

7. Que é de mau gosto.


à rasca

[Informal] [Informal] Em dificuldades (ex.: vi-me à rasca para encontrar o lugar). = ATRAPALHADO, ENRASCADO

[Informal] [Informal] Sem dinheiro. = TESO

[Informal] [Informal] Muito precisado de qualquer coisa (ex.: estou à rasca para arranjar casa).

[Informal] [Informal] Com grande vontade de urinar ou defecar (ex.: o menino está à rasca e já não aguenta mais). = AFLITO, APERTADO

ter rasca na assadura

Ter lucros ou interesse no negócio.

Auxiliares de tradução

Traduzir "rasca" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou com o Novo Dicionário Aurélio, o verbo servir, nas acepções “trabalhar como servo”, “fazer de criado” ou “prestar serviços ou trabalhar como empregado”, pode ser transitivo indirecto, isto é, selecciona argumentos iniciados por preposição (ex.: deixou de servir àquela família), transitivo directo, isto é, selecciona objectos directos não iniciados por preposição (ex.: serviu a família durante 20 anos) e intransitivo, isto é, admite construções sem complemento nominal (ex.: ele estava ali para servir). Assim sendo, ambas as construções que refere podem ser consideradas correctas.