PT
BR
Pesquisar
Definições



régua

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
réguarégua
( ré·gua

ré·gua

)


nome feminino

1. Peça direita, chata, cilíndrica ou quadrangular, de madeira, substância plástica ou metal, com ou sem graduação, para traçar linhas rectas.


régua de calcular

Instrumento composto de duas pequenas réguas graduadas, uma das quais corre ao longo da outra e que serve para fazer mecanicamente cálculos de aritmética ou álgebra.

régua de cálculo

O mesmo que régua de calcular.

régua logarítmica

O mesmo que régua de calcular.

Auxiliares de tradução

Traduzir "régua" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como se escreve: quere-la ou querêla?
As grafias quere-la, querê-la e querela são formas parónimas, isto é, formas diferentes com grafia e som semelhantes.

As formas quere-la e querê-la correspondem a formas verbais do verbo querer seguidas do clítico a, na forma -la (o pronome clítico -a assume a forma -la quando a forma verbal que o precede termina em -r, -s ou -z); quere-la pode transcrever-se foneticamente ['k3rilá] e corresponde à segunda pessoa do presente do indicativo (ex.: tu queres a sopa? = quere-la?), enquanto querê-la pode transcrever-se foneticamente [ki'relá] e corresponde ao infinitivo (ex.: para alcançares alguma coisa, tens de querê-la muito).

A grafia querela pode transcrever-se foneticamente [ki'r3lá] e corresponde a um substantivo feminino, cujo significado poderá consultar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.




Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).