PT
BR
Pesquisar
Definições



pururuca

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pururucapururuca
( pu·ru·ru·ca

pu·ru·ru·ca

)


nome feminino

1. [Brasil] [Brasil] Coco ainda tenro.

2. [Brasil: Sul] [Brasil: Sul] Milho de grão pequeno e duro, usado na alimentação de cavalos.

3. [Brasil: Minas Gerais] [Brasil: Minas Gerais] [Minas] [Minas] Saibro grosso, misturado com areia, presente no leito de alguns rios. = CANJICA


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

4. [Brasil] [Brasil] Que se parte facilmente. = FRÁGIL, FRIÁVEL, QUEBRADIÇO

5. [Brasil] [Brasil] [Culinária] [Culinária] Que tem a pele ou a crosta tostada e estaladiça (ex.: leitão pururuca; queijo pururuca).


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

6. [Brasil] [Brasil] Que ou o que é muito rabugento.

etimologiaOrigem etimológica:talvez alteração de pororoca.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Pode-se utilizar a palavra exigencial? Ex.: selecção exigencial de componentes.
Apesar de o adjectivo exigencial não se encontrar registado em nenhum dos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, ele encontra-se bem formado a partir da aposição do sufixo -al ao substantivo exigência, pelo que o seu uso é possível e até muito frequente, como o revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet, especialmente em contextos relativos às áreas da construção e da engenharia civil, com o significado “que é relativo a ou que envolve uma exigência” (ex.: fizeram uma selecção exigencial dos novos materiais).



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.