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poderosa

A forma poderosaé [feminino singular de poderosopoderoso].

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poderosopoderoso
|rô| |rô|
( po·de·ro·so

po·de·ro·so

)


adjectivoadjetivo

1. Que tem poder. = FORTE, POSSANTE, POTENTEFRACO

2. Que tem riqueza ou recursos. = ABASTADO, PRÓSPERO, RICOPOBRE

3. Que mostra grande eficácia (ex.: poderoso desentupidor de canos). = ACTIVO, EFICAZ

4. [Figurado] [Figurado] De grande valor ou importância (ex.: usou argumentos poderosos). = GRANDE, EXCELENTE, FUNDAMENTAL, IMPORTANTEFRACO


nome masculino

5. Pessoa com muito poder, muita influência ou muita riqueza (ex.: ele pertence aos poderosos deste país). [Mais usado no plural.]

vistoPlural: poderosos |ó|.
etimologiaOrigem etimológica:poder + -oso.
iconPlural: poderosos |ó|.
Confrontar: pudoroso.

Auxiliares de tradução

Traduzir "poderosa" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
(1) Trar-se-ão a Portugal.
ou
(2) Trazer-se-ão a Portugal.
Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.
O verbo trazer é irregular, nomeadamente, para o caso que nos interessa, nas formas do futuro do indicativo: trará, trarás, traremos, trareis, trarão (se se tratasse de um verbo regular, as formas seriam *trazerei, ..., *trazerão [o asterisco indica forma incorrecta]).

Quando é necessário utilizar um pronome pessoal átono (ex.: me, o, se) nas formas do futuro do indicativo (ex.: telefonará) ou do condicional (ex.: encontraria), este pronome é inserido entre o radical e a desinência do verbo (ex.: telefonará + me = telefonar-me-á; encontraria + o = encontrá-lo-ia).

Como se trata da flexão irregular trarão, a forma correcta com o pronome deverá ser trar-se-ão e não *trazer-se-ão, que é uma forma incorrecta.




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).