PT
BR
Pesquisar
Definições



período

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
períodoperíodo
( pe·rí·o·do

pe·rí·o·do

)


nome masculino

1. Tempo decorrido entre dois acontecimentos ou entre duas datas.

2. Qualquer intervalo de tempo determinado ou indeterminado.

3. [Matemática] [Matemática] A parte de uma fracção periódica que se reproduz indefinidamente e na mesma ordem.

4. [Astronomia] [Astronomia] Tempo que um planeta leva a descrever a sua órbita.

5. Ciclo.

6. Intervalo de tempo definido por características próprias distintivas ou pela prevalência de determinados acontecimentos, factos ou fenómenos.

7. Revolução de um determinado número de anos que serve para medir o tempo de modo diverso para cada nação.

8. [Geologia] [Geologia] Divisão da escala de tempo geológico, superior à época e inferior à era.

9. [Gramática] [Gramática] Frase composta de vários membros cuja reunião forma um sentido completo e independente.

10. [Fisiologia] [Fisiologia] Fluxo sanguíneo periódico eliminado pela vagina entre a puberdade e a menopausa. = MENSTRUAÇÃO, REGRAS

11. [Física, Química] [Física, Química] Tempo necessário, numa reacção física ou química, para que os átomos radioactivos de um reagente se reduzam a metade por desintegração. = MEIA-VIDA

12. [Medicina] [Medicina] Cada um dos espaços de tempo que uma doença deve sucessivamente percorrer.

13. [Medicina] [Medicina] Nas febres intermitentes, o intervalo de tempo que decorre desde o começo de um acesso até o começo do outro.


período de latência

[Psicologia] [Psicologia]  Período que vai do declínio da sexualidade infantil (no fim do complexo de Édipo) até ao início da puberdade, e que é caracterizado por uma interrupção na evolução sexual.

período de nojo

Direito de ausência ao serviço ou funções devido a falecimento de familiar ou afim.

Período durante o qual alguém que exerceu determinado cargo estratégico não pode exercer funções remuneradas em empresas ou organizações onde possa utilizar informação privilegiada para seu benefício ou para benefício da entidade para quem trabalha.

etimologiaOrigem etimológica:latim periodus, -i, frase completa, período, do grego períodos, -ou, circuito, volta, caminho de volta, circunferência, compasso, recorrência periódica, ciclo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "período" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Em "Ninguém te vai agradecer", qual a função sintáctica de te? Será complemento indirecto?
O pronome pessoal te pode desempenhar função de complemento directo (ex.: vi-te ontem) ou de complemento indirecto (ex.: dei-te um beijo). No caso em apreço, o pronome te desempenha a função de complemento indirecto, uma vez que corresponde à pronominalização de uma construção do verbo agradecer como transitivo indirecto, com a preposição a (agradecer-te = agradecer a ti), podendo ocorrer com um complemento directo (ex.: ninguém te vai agradecer o favor = ninguém to vai agradecer).
Para determinar a função sintáctica deste pronome, é útil substituir a segunda pessoa gramatical (tu > te) pela terceira (ele > o/lhe), pois neste caso o complemento directo e o complemento indirecto têm formas diferentes, o para o complemento directo, lhe para o complemento indirecto (ex.: ninguém vai agradecer o favor ao rapaz > ninguém lhe vai agradecer o favor / *ninguém o vai agradecer o favor; o asterisco indica agramaticalidade).

Para dúvidas deste teor, poderá consultar uma obra como o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, dirigido por João Malaca CASTELEIRO (Lisboa: Texto Editores, 2007), que contém a explicitação das funções sintácticas de cada verbo.