PT
BR
Pesquisar
Definições



mutilado

A forma mutiladopode ser [masculino singular particípio passado de mutilarmutilar], [adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mutiladomutilado
( mu·ti·la·do

mu·ti·la·do

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Privado de uma parte qualquer do corpo (ex.: mutilados de guerra).


adjectivoadjetivo

2. Que se mutilou ou sofreu mutilação.

etimologiaOrigem etimológica:latim mutilatus, -a, -um.
mutilarmutilar
( mu·ti·lar

mu·ti·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Cortar (uma parte qualquer do corpo).

2. [Figurado] [Figurado] Eliminar parte ou partes de (ex.: mutilar um texto). = CORTAR, TRUNCAR

3. Desramar.

4. Deturpar.

5. Destruir parte de.

etimologiaOrigem etimológica:latim mutilo, -are.

Auxiliares de tradução

Traduzir "mutilado" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).




Qual a escrita correcta para o planeta? Urano ou Úrano?
Os vocabulários tidos como as maiores referências para o português europeu (Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves e Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado) registam apenas a forma Úrano, referindo Rebelo Gonçalves que a forma Urano, apesar de corrente, “é inexacta”. Esta indicação deve-se à forma latina Uranus, em que o U da antepenúltima sílaba é uma vogal longa (sendo o -a- da penúltima sílaba uma vogal breve), o que corresponde geralmente a uma palavra esdrúxula em português.

No entanto, parece ter havido uma regularização da acentuação da palavra (em português, o padrão mais regular de acentuação é o das palavras graves, isto é, acentuadas na penúltima sílaba), e é de facto muito corrente a forma Urano, inclusivamente com registo em dicionários. Por este motivo, e apesar de a forma Úrano ser a preferida pelos autores mais puristas, pode hoje considerar-se aceitável também a forma Urano.