PT
BR
Pesquisar
Definições



intributabilidade

A forma intributabilidadepode ser [derivação feminino singular de intributávelintributável] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
intributabilidadeintributabilidade
( in·tri·bu·ta·bi·li·da·de

in·tri·bu·ta·bi·li·da·de

)


nome feminino

Qualidade do que não se pode tributar (ex.: situações de intributabilidade).

etimologiaOrigem etimológica:forma alatinada de intributável + -dade.
intributávelintributável
( in·tri·bu·tá·vel

in·tri·bu·tá·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que não se pode tributar.

vistoPlural: intributáveis.
etimologiaOrigem etimológica:in- + tributável.
iconPlural: intributáveis.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).