PT
BR
Pesquisar
Definições



indicador

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
indicadorindicador
|dô| |dô|
( in·di·ca·dor

in·di·ca·dor

)
Imagem

Segundo dedo da mão, contado a partir do polegar.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou o que indica.


nome masculino

2. Segundo dedo da mão, contado a partir do polegar.Imagem = DEDO INDICADOR, ÍNDEX, ÍNDICE

3. Livro de indicações. = GUIA

4. Índice ou dado estatístico que fornece indicações sobre a situação de alguma coisa, em especial em relação à economia (ex.: indicadores macroeconómicos; indicadores microeconómicos).

5. [Física] [Física] Ponteiro de instrumento de física.

6. Cuco (de África).

etimologiaOrigem etimológica:indicar + -dor.

Auxiliares de tradução

Traduzir "indicador" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).




Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).