PT
BR
Pesquisar
Definições



inalado

A forma inaladopode ser [masculino singular particípio passado de inalarinalar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
inaladoinalado
( i·na·la·do

i·na·la·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que não tem asas.

2. Que sofreu inalação.

inalarinalar
( i·na·lar

i·na·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Absorver pelas vias respiratórias (ex.: inalar fumo). = ASPIRAR

etimologiaOrigem etimológica:latim inhalo, -are.

Auxiliares de tradução

Traduzir "inalado" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Ministrar pode usar-se como leccionar no seguinte contexto: curso de formação profissional ministrado para a entidade X? Se não, qual a palavra mais adequada para a frase indicada?
O verbo ministrar pode ser sinónimo de leccionar e, tal como este, quando selecciona um complemento indirecto constrói-se usualmente com a preposição a, pelo que no contexto indicado deveria figurar Curso de formação profissional ministrado à (= crase da preposição a + artigo definido a) entidade X.