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Definições



franguitos

A forma franguitosé [derivação masculino plural de frangofrango].

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frangofrango
( fran·go

fran·go

)


nome masculino

1. Filho da galinha que já não é pinto e ainda não é galo.

2. Carne dessa ave, usada na alimentação.

3. [Informal, Figurado] [Informal, Figurado] Rapaz novo. = FRANGALHOTE, FRANGANOTE, FRANGOTE

4. [Brasil, Calão] [Brasil, Tabuísmo] Homem homossexual.

5. [Desporto] [Esporte] Falha de um guarda-redes que origina golo da equipa adversária. = PERU

6. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Secreção mucosa produzida pelas vias respiratórias e expelida pela boca. = ESCARRO, EXPECTORAÇÃO

7. [Brasil: Rio Grande do Sul] [Brasil: Rio Grande do Sul] Espiga de milho seca ou assada.

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
(1) Trar-se-ão a Portugal.
ou
(2) Trazer-se-ão a Portugal.
Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.
O verbo trazer é irregular, nomeadamente, para o caso que nos interessa, nas formas do futuro do indicativo: trará, trarás, traremos, trareis, trarão (se se tratasse de um verbo regular, as formas seriam *trazerei, ..., *trazerão [o asterisco indica forma incorrecta]).

Quando é necessário utilizar um pronome pessoal átono (ex.: me, o, se) nas formas do futuro do indicativo (ex.: telefonará) ou do condicional (ex.: encontraria), este pronome é inserido entre o radical e a desinência do verbo (ex.: telefonará + me = telefonar-me-á; encontraria + o = encontrá-lo-ia).

Como se trata da flexão irregular trarão, a forma correcta com o pronome deverá ser trar-se-ão e não *trazer-se-ão, que é uma forma incorrecta.




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).