PT
BR
Pesquisar
Definições



crocante

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
crocantecrocante
( cro·can·te

cro·can·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que produz um ruído seco ao ser trincado (ex.: cobertura crocante). = ESTALADIÇO


nome masculino

2. [Culinária] [Culinária] Aglomerado comestível, geralmente com frutos secos ou caramelo, que estala ao ser trincado (ex.: crocante de banana com chocolate e nozes).

etimologiaOrigem etimológica:francês croquant.

Auxiliares de tradução

Traduzir "crocante" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Pode-se utilizar a palavra exigencial? Ex.: selecção exigencial de componentes.
Apesar de o adjectivo exigencial não se encontrar registado em nenhum dos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, ele encontra-se bem formado a partir da aposição do sufixo -al ao substantivo exigência, pelo que o seu uso é possível e até muito frequente, como o revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet, especialmente em contextos relativos às áreas da construção e da engenharia civil, com o significado “que é relativo a ou que envolve uma exigência” (ex.: fizeram uma selecção exigencial dos novos materiais).



Ministrar pode usar-se como leccionar no seguinte contexto: curso de formação profissional ministrado para a entidade X? Se não, qual a palavra mais adequada para a frase indicada?
O verbo ministrar pode ser sinónimo de leccionar e, tal como este, quando selecciona um complemento indirecto constrói-se usualmente com a preposição a, pelo que no contexto indicado deveria figurar Curso de formação profissional ministrado à (= crase da preposição a + artigo definido a) entidade X.