PT
BR
Pesquisar
Definições



corriola

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
corriolacorriola
|ó| |ó|
( cor·ri·o·la

cor·ri·o·la

)


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Planta herbácea (Convolvulus arvensis) da família das convolvuláceas, de folhas alternas oblongas e flores solitárias brancas ou rosadas. = CONVÓLVULO, VERDEZELHA

2. [Jogos] [Jogos] Jogo que consiste em enrolar uma fita dobrada, metendo ponteiros entre as voltas.

3. Fita usada nesse jogo.

4. [Informal] [Informal] Gritaria colectiva que demonstra desaprovação, descontentamento ou desprezo. = APUPADA, ASSUADA, CORRIMAÇA, VAIA

5. [Informal] [Informal] Engano; logro.

6. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Grupo de malfeitores. = QUADRILHA

Auxiliares de tradução

Traduzir "corriola" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).