PT
BR
Pesquisar
Definições



bocha

A forma bochaé[nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bocha1bocha1
( bo·cha

bo·cha

)


nome feminino

1. [Desporto] [Esporte] Jogo que consiste em atirar bolas, originalmente de madeira, de uma certa distância e aproximá-las o mais possível de uma outra, geralmente mais pequena ou de cor diferente.

2. [Desporto] [Esporte] Bola usada nesse jogo.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol bocha, do italiano boccia, bola.
bocha2bocha2
( bo·cha

bo·cha

)


nome feminino

1. [Portugal] [Portugal] Grande barriga.

2. [Portugal] [Portugal] Obesidade.

3. [Portugal] [Portugal] Erupção entre a derme e a epiderme em que há acumulação de serosidade. = BOJEGA, BOLHA, EMPOLA

4. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] [Culinária] [Culinária] Enchido feito a partir dos pulmões (boches) e de diversas outras carnes do porco (carne magra, mas também da entremeada, da barriga ou do cachaço).

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É possível utilizar a palavra coleccionismo? Qual a justificação para não se poder utilizar?
Não há qualquer motivo para não poder utilizar coleccionismo. Este substantivo, que designa a actividade de coleccionar, está correctamente formado (da raiz latina collectio, -onis "colecção" + sufixo -ismo) e surge registado em muitos dicionários de língua.



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.