PT
BR
Pesquisar
Definições



biobjectivo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
biobjectivobiobjetivobiobjetivo
|ì-òbjèt| |ì-òbjèt| |ì-òbjèt|
( bi·ob·jec·ti·vo bi·ob·je·ti·vo

bi·ob·je·ti·vo

)


adjectivoadjetivo

[Gramática] [Gramática] Que selecciona ou aceita um complemento directo e um complemento indirecto ou um complemento oblíquo, como em entregou o relatório ao chefe ou pôs o relatório em cima da mesa. = BITRANSITIVO, TRANSITIVO DIRECTO E INDIRECTO

etimologiaOrigem etimológica:trans- + objectivo.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: biobjetivo.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: biobjectivo.
grafiaGrafia no Brasil:biobjetivo.
grafiaGrafia em Portugal:biobjectivo.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Solicito a sua correção para o seguinte: "Prezados Senhores, Encaminhamo-lhes para publicação no Diário Oficial, o Edital [...]" ou "Encaminhamos-lhes para publicação [...]"?
Com o pronome lhe a forma verbal não deve sofrer alterações: encaminhamos-lhes. Se, porém, fosse o pronome o ou a, a forma verbal sofreria alteração e também o pronome (ex.: encaminhamos o documento --> encaminhamo-lo).



Gostaria de saber qual a combinação linguística mais correcta no seguinte caso: Grandes Centros de Decisão ou Grandes Centros de Decisões.
A locução de base da dúvida colocada é centro de decisão, e é uma locução que já se encontra relativamente cristalizada na língua. Se quisermos pluralizar esta locução, pluralizaremos naturalmente em centros de decisão, pois trata-se de uma locução formada por um substantivo seguido da preposição de e de outro substantivo e nestes casos geralmente só flexiona o primeiro substantivo. Quando se antecede a locução de um adjectivo (grande, no caso), a flexão será idêntica: grande centro de decisão --> grandes centros de decisão. Esta explicação será mais clara se o exemplo for mais prosaico: se tivermos uma locução como casa de banho (ex.: o apartamento tem uma casa de banho) e a quisermos pluralizar, flexionaremos intuitivamente como casas de banho (ex.: o apartamento tem duas casas de banho).

O que foi dito anteriormente não invalida que se possa utilizar a locução centro de decisões, menos usual, mas também possível e sem nenhuma incorrecção. Poder-se-ia igualmente qualificar esta locução com um adjectivo (grande centro de decisões) e pluralizá-la (grandes centros de decisões).