PT
BR
Pesquisar
Definições



biobjectividade

A forma biobjectividadepode ser [derivação feminino singular de biobjectivobiobjetivobiobjetivo] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
biobjectividadebiobjetividadebiobjetividade
( bi·ob·jec·ti·vi·da·de bi·ob·je·ti·vi·da·de

bi·ob·je·ti·vi·da·de

)


nome feminino

Qualidade do que é biobjectivo.

etimologiaOrigem etimológica:biobjectivo + -idade.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: biobjetividade.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: biobjectividade.
grafiaGrafia no Brasil:biobjetividade.
grafiaGrafia em Portugal:biobjectividade.
biobjectivobiobjetivobiobjetivo
|ì-òbjèt| |ì-òbjèt| |ì-òbjèt|
( bi·ob·jec·ti·vo bi·ob·je·ti·vo

bi·ob·je·ti·vo

)


adjectivoadjetivo

[Gramática] [Gramática] Que selecciona ou aceita um complemento directo e um complemento indirecto ou um complemento oblíquo, como em entregou o relatório ao chefe ou pôs o relatório em cima da mesa. = BITRANSITIVO, TRANSITIVO DIRECTO E INDIRECTO

etimologiaOrigem etimológica:trans- + objectivo.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: biobjetivo.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: biobjectivo.
grafiaGrafia no Brasil:biobjetivo.
grafiaGrafia em Portugal:biobjectivo.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).



Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.
A existência ou não de hífen depois de prefixos gregos e latinos é difícil de sistematizar em poucas linhas, pois isso difere consoante os prefixos (há até divergências ligeiras entre a norma europeia e a norma brasileira do português, por serem diferentes as obras de maior referência neste aspecto).

No caso de intra- (este caso aplica-se também aos prefixos contra-, extra-, infra-, supra- e ultra-), de acordo com a Base XXIX do Acordo Ortográfico de 1945, deve usar-se hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: intra-arterial, intra-ocular), h (ex.: intra-hepático), r (ex.: intra-raquidiano) ou s (ex.: intra-sinovial). Assim sendo, deve escrever-se intra-esclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1945, para o português de Portugal, ou o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, e segundo a Base XVI, o prefixo intra- (assim como todos os prefixos ou elementos prefixais com o mesmo contexto ortográfico, isto é, terminados na letra a) deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: intraocular), excepto se este começar por a (ex.: intra-arterial) ou h (ex.: intra-hepático). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, essas consoantes devem ser dobradas (ex.: intrarraquidiano, intrassinovial). Assim sendo, deve escrever-se intraesclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1990.