PT
BR
Pesquisar
Definições



banqueta

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
banquetabanqueta
|ê| |ê|
( ban·que·ta

ban·que·ta

)
Imagem

Banco geralmente sem encosto e estofado.


nome feminino

1. Banco geralmente sem encosto e estofado.Imagem

2. Degrau sobre o altar para a colocação dos castiçais.

3. Fileira desses castiçais.

4. Degrau interior na muralha desde o qual se eleva o parapeito.

5. [Termo ferroviário] [Termo ferroviário] Espaço lateral que medeia entre o balastro e a borda da via-férrea.

6. Parte superior do parapeito da janela.

7. [Brasil] [Brasil] [Mineralogia] [Mineralogia] Buraco escavado para a extracção de minério (ex.: banqueta de caulim).

etimologiaOrigem etimológica:banco + -eta.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Há uma espécie de competição na qual são realizadas três provas de três diferente esportes e que recebe o nome de triátlon. Qual seria a definição para uma competição com dois esportes distintos: diátlon ou biátlon?
Como pode constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, uma competição que reúne duas provas distintas pode ser referida como diatlo, diátlon, biatlo ou biátlon. Estas duas últimas formas são consideradas hibridismos, uma vez que o elemento de formação bi- é de origem latina (bis, que significa “duas vezes”) e -atlo/-átlon é de origem grega (áthlon, que significa “prova desportiva”). Os hibridismos são geralmente desaconselhados pelos gramáticos, daí que as formas diatlo e diátlon sejam consideradas preferenciais, uma vez que o elemento compositivo di- é, tal como -atlo/-átlon, de origem grega.



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).