PT
BR
Pesquisar
Definições



respaldo

A forma respaldopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de respaldarrespaldar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
respaldorespaldo
( res·pal·do

res·pal·do

)


nome masculino

1. Encosto para as costas numa cadeira. = ESPALDA, ESPALDAR, RESPALDAR

2. Encosto do fundo nas carruagens.

3. Banqueta do altar.

4. Acção de respaldar ou alisar.

5. Apoio ou protecção (ex.: respaldo moral; respaldo político).

6. [Construção] [Construção] Cilindro destinado a nivelar terrenos, geralmente estradas ou ruas.

7. [Veterinária] [Veterinária] Defeito ou calosidade proveniente do atrito do arção traseiro da sela.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol respaldo.
respaldarrespaldar
( res·pal·dar

res·pal·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Dar ou obter apoio ou fundamento (ex.: a legislação respalda as nossa pretensões; respaldou-se nos procedimentos técnicos recomendados). = APOIAR, BASEAR


verbo transitivo

2. Tornar liso. = ALISAR, APLANAR, NIVELAR

3. [Encadernação] [Encadernação] Consertar as margens de (ex.: o encadernador vai respaldar as folhas do livro que estão rasgadas ou gastas). = SOLFAR


nome masculino

4. Encosto para as costas numa cadeira. = ESPALDA, ESPALDAR, RESPALDO

etimologiaOrigem etimológica:espanhol respaldar.


Dúvidas linguísticas



Qual a escrita correcta para o planeta? Urano ou Úrano?
Os vocabulários tidos como as maiores referências para o português europeu (Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves e Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado) registam apenas a forma Úrano, referindo Rebelo Gonçalves que a forma Urano, apesar de corrente, “é inexacta”. Esta indicação deve-se à forma latina Uranus, em que o U da antepenúltima sílaba é uma vogal longa (sendo o -a- da penúltima sílaba uma vogal breve), o que corresponde geralmente a uma palavra esdrúxula em português.

No entanto, parece ter havido uma regularização da acentuação da palavra (em português, o padrão mais regular de acentuação é o das palavras graves, isto é, acentuadas na penúltima sílaba), e é de facto muito corrente a forma Urano, inclusivamente com registo em dicionários. Por este motivo, e apesar de a forma Úrano ser a preferida pelos autores mais puristas, pode hoje considerar-se aceitável também a forma Urano.




Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.