PT
BR
Pesquisar
Definições



azorrague

A forma azorraguepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de azorragarazorragar], [terceira pessoa singular do imperativo de azorragarazorragar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de azorragarazorragar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
azorragueazorrague
( a·zor·ra·gue

a·zor·ra·gue

)


nome masculino

1. Açoite de várias correias ou cordas.

2. Látego ou chicote de couro.

3. [Figurado] [Figurado] Flagelo.

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.
azorragarazorragar
( a·zor·ra·gar

a·zor·ra·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Bater ou açoitar com azorrague.

etimologiaOrigem etimológica:azorrague + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "azorrague" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos.




Gostaria de saber se se pode distinguir a palavra 'garnisé' em garniso (masc) e garnisa (fem.) A dúvida prende-se quanto à forma de distinguir quanto ao género.
A palavra garnisé, para além de adjectivo uniforme (ex.: galo garnisé, galinha garnisé), pode também ser usada como substantivo comum de dois (possui uma mesma forma para os dois géneros), flexionando apenas em número (ex.: tinha algumas garnisés na capoeira; o garnisé cantou) e não apresentando, portanto, as flexões de género que refere. Neste tipo de substantivos, o feminino ou o masculino é indicado pelos determinantes com que coocorrem (nos exemplos acima, algumas e o), que flexionam em género, consoante o sexo do referente.