PT
BR
Pesquisar
Definições



aleluia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aleluiaaleluia
( a·le·lui·a

a·le·lui·a

)


nome feminino

1. [Religião católica] [Religião católica] Cântico de alegria, geralmente associado à Páscoa.

2. [Liturgia] [Liturgia] Trecho ou versículo recitado ou cantado antes do Evangelho.

3. [Religião católica] [Religião católica] Descerramento das imagens no Sábado Santo.

4. [Figurado] [Figurado] Alegria; louvor.

5. [Botânica] [Botânica] Planta (Oxalis acetosella) da família das oxalidáceas, que floresce geralmente na altura da Páscoa. = AZEDA, TREVO-AZEDO

6. [Brasil] [Brasil] [Entomologia] [Entomologia] Designação comum de várias espécies de térmite.


interjeição

7. Expressão usada para exprimir alegria, júbilo.

etimologiaOrigem etimológica:latim eclesiástico alleluia, do hebraico hallelu yah, louvai o Senhor.

Auxiliares de tradução

Traduzir "aleluia" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se abasurdido ou abazurdido existem na língua portuguesa. Já as vi escritas e já as ouvi, mas em vários dicionários nada encontro. Verifico que estão sempre num contexto em que significam atónito, espantado, etc.
O adjectivo abasurdido não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apesar de ter bastantes ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, com o significado de “espantado, surpreendido” (ex.: ela ficou abasurdida com a notícia; o comentário deixou-o abasurdido). É provável que a sua origem esteja no francês abasourdi, que significa “atordoado por um grande barulho” e “atordoado por algo surpreendente”. A grafia com s é preferencial, pelo facto de se manter fiel à grafia do étimo francês.



Quando digito "qüinqüênio" aparece como palavra não encontrada,corrigindo para "quinquénio".Como ela aparece no Aurélio e no Michaelis,pergunto a razão deste desencontro.
Os tremas não são utilizados na norma ortográfica do português de Portugal, daí que quinquénio tenha entrada no Dicionário de Língua Portuguesa On-Line, ao contrário de qüinqüênio, cuja ortografia segue a norma brasileira. A diferença do sinal diacrítico (-énio / -ênio) explica-se pelo facto de em Portugal o e desse sufixo ser aberto, como o e de médico, e no Brasil ser fechado, como o e de pêra.