PT
BR
Pesquisar
Definições



alceamento

A forma alceamentopode ser [derivação masculino singular de alcearalcear] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
alceamentoalceamento
( al·ce·a·men·to

al·ce·a·men·to

)


nome masculino

1. Acto ou efeito de alcear.

2. [Tipografia] [Tipografia] Aplicação de suportes, alças e folhas recortadas sobre o estofo do tímpano para regular a impressão.

3. Junção ou montagem ordenada dos diversos elementos que constituem um livro (cadernos, estampas, etc.) com vista à encadernação. = ALÇADO, ALÇAGEM, ALÇAMENTO

etimologiaOrigem etimológica:alcear + -mento.
alcearalcear
( al·ce·ar

al·ce·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pôr alça em.

2. [Tipografia] [Tipografia] Proceder ao alceamento.

etimologiaOrigem etimológica:alça + -ear.


Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



É possível utilizar a palavra coleccionismo? Qual a justificação para não se poder utilizar?
Não há qualquer motivo para não poder utilizar coleccionismo. Este substantivo, que designa a actividade de coleccionar, está correctamente formado (da raiz latina collectio, -onis "colecção" + sufixo -ismo) e surge registado em muitos dicionários de língua.