PT
BR
Pesquisar
Definições



abulam

A forma abulampode ser [terceira pessoa plural do imperativo de abolirabolir], [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de abolirabolir] ou [terceira pessoa plural do presente do indicativo de abularabular].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
abolirabolir
( a·bo·lir

a·bo·lir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Anular, fazer cessar.

etimologiaOrigem etimológica:latim aboleo, -ere, retardar o crescimento, destruir, apagar, abolir.
abularabular
( a·bu·lar

a·bu·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Selar com bula. = BULAR


verbo pronominal

2. Munir-se de bula.

3. [Figurado] [Figurado] Obter carta de seguro, de perdão, etc.

etimologiaOrigem etimológica:a - + bula + -ar.
Confrontar: abolar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "abulam" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).