PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

ultramarino

Da cor de lápis-lazúli (ex.: azul ultramarino)....


Relativo ao outro lado do mar ou situado no outro lado do mar; de além-mar....


sipaio | n. m.

Soldado indígena da Índia, ao serviço dos ingleses....


ultramar | n. m.

Região situada do outro lado do mar....


capitania | n. f.

Divisão territorial dos domínios ultramarinos portugueses, à época dos Descobrimentos, para administração, sob a autoridade do capitão do donatário....


metrópole | n. f.

Nação, relativamente às suas colónias ou territórios ultramarinos....


anguilano | adj. | n. m.

Que é da ilha de Anguila, território britânico ultramarino....


ultramarinista | adj. 2 g. | adj. 2 g. n. 2 g.

Relativo ao ultramar ou a territórios ultramarinos....


Doutrina ou atitude favorável à manutenção de colónias ou territórios ultramarinos....


retornado | adj. n. m.

Que ou quem, tendo emigrado para os territórios ultramarinos portugueses ou sendo descendente de emigrantes nesses territórios, veio para Portugal, especialmente após a Revolução de 25 de Abril de 1974 (ex.: integração das populações retornadas; bairro de retornados)....


graciosa | n. f.

Género de plantas escrofulariáceas, uma espécie das quais (Gratiola officinalis) tem propriedades purgativas....


província | n. f.

Nome de cada uma das partes que formam a divisão territorial de certos Estados....




Dúvidas linguísticas



Porque escrevemos Henrique com um r e não dois rr? Qual a regra?
A ortografia é um conjunto de regras convencionadas e, na maioria das vezes, é o utilizador da língua que mais lê e mais consulta obras de referência, como dicionários, prontuários e afins, que melhor conhece essas regras e que melhor escreve. Há, no entanto, algumas indicações úteis, no caso da letra r:

a) O erre simples (r) representa o som [R] (consoante vibrante velar) em início de palavra (ex.: rasar, régua, rua), a seguir a uma vogal nasal (ex.: Henrique, honra, tenro), ou em início de sílaba a seguir a uma consoante (ex.: israelita, melro).

b) O erre simples (r) representa o som [r] (consoante vibrante alveolar) em contexto intervocálico, antecedido de vogal oral (ex.: cara, puro), nos grupos consonânticos br, cr, dr, fr, gr, pr, tr e vr (ex.: abrir, credo, coldre, fraco, grua, imprimir, latrina, nevrose), ou em final de sílaba (ex.: cargo, partir, querer, surto); o erre simples nunca representa o som [r] em início de palavra.

c) O erre dobrado (rr) representa sempre o som [R] e apenas em contextos intervocálicos (ex.: barra, errado, mirra, socorro, urro), nunca em início de palavra ou depois de consoante.




Existe a palavra ressuspender? Se não, qual seria a palavra mais representativa?
Apesar de não se encontrar registado em nenhum dos dicionários por nós consultados, o verbo ressuspender segue as regras de boa formação do português, pela aposição do prefixo re-, que indica repetição, ao verbo suspender, com duplicação da consoante s, para que se mantenha o som [s] (caso contrário, teria de ser pronunciada [z]). Se não quiser utilizar este verbo, poderá optar por uma expressão que indique a mesma noção de repetição (ex.: suspender novamente).

Ver todas