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temerá

destemido | adj.

Que não tem medo, que não teme....


exaustivo | adj.

Que trata por completo um tema (ex.: o autor fez o levantamento exaustivo dos prejuízos causados pela seca)....


metuendo | adj.

Que mete medo (ex.: escuridão metuenda)....


portanto | conj.

Logo; por consequência; por isso; em vista disso....


temido | adj.

Que infunde medo....


temível | adj. 2 g.

Que se deve temer, que é para temer....


timorato | adj.

Que teme errar, que receia ofender, que não se atreve a actuar ou a executar....


Que contém ou é relativo a um só tema....


dessoutro | contr.

Contracção da preposição de e do pronome demonstrativo essoutro (ex.: esse é um tema dessoutro livro de que você falou)....


Expressão citada por Cícero; pode servir de divisa aos soberanos autoritários e desconfiados....


referendável | adj. 2 g.

Que se pode referendar ou submeter a referendo (ex.: questão referendável; tema referendável)....


barcarola | n. f.

Canção de barqueiros italianos, em especial de gondoleiros venezianos....



Dúvidas linguísticas



Qual é o feminino de maestro?
O feminino de maestro é maestrina.



Porque é que há uma insistência tão grande em dizer deslargar, destrocar, etc? Há alguma razão que eu desconheça? Na minha modesta opinião estas palavras são insultos à nossa bela língua portuguesa. Estarei certa?
O prefixo des-, para além de exprimir as noções de afastamento (ex.: desabafar, deslocar), negação ou privação (ex.: desacordar, desagradável), cessação (ex.: desimpedir, desacelerar) ou separação (ex.: descascar, desfolhar), é também utilizado na língua portuguesa como partícula de reforço. Assim, poderá encontrar em dicionários de português palavras como desabalar, destrocar ou desinquieto, registadas devido à sua frequência, apesar de serem geralmente aceitáveis apenas em contextos mais informais e na oralidade. O falante deverá sempre adequar a utilização destas palavras ao nível de língua apropriado.

Existem outros prefixos na língua com esta função de reforço. São os chamados prefixos protéticos, porque não acrescentam valores semânticos às palavras às quais se apõem (ex.: amostrar, assoprar).


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