PT
BR
Pesquisar
Definições



AL

A forma ALpode ser[abreviatura], [advérbio], [contracçãocontração], [pronome indefinido], [sigla], [símbolo] ou [sufixo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
al1al1


advérbio

1. [Antigo] [Antigo] Mais.


pronome indefinido

2. [Antigo] [Antigo] Outra coisa.


contracçãocontração

3. [Antigo] [Antigo] Ao.

Al2Al2


símbolo

[Química] [Química] Símbolo químico do alumínio.

AL3AL3


sigla

Sigla do estado brasileiro de Alagoas.

al.al.
al.


abreviatura

Abreviatura de alameda.

-al-al


sufixo

1. Indica relação, geralmente na formação de adjectivos (ex.: abdominal; meniscal; viral).

2. Indica plantação ou aglomeração, geralmente na formação de nomes (ex.: ananasal; cadeiral; nogueiral).

etimologiaOrigem etimológica:sufixo latino -alis, -e.

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.



O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".