PT
BR
Pesquisar
Definições



tourões

A forma tourõesé [masculino plural de tourãotourão].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tourãotourão
( tou·rão

tou·rão

)


nome masculino

1. [Zoologia] [Zoologia] Mamífero carnívoro (Mustela putorius), da família dos mustelídeos, de corpo longo e delgado, patas curtas, cabeça triangular, máscara castanho-escura ou preta sobre os olhos, manchas esbranquiçadas no focinho, acima dos olhos e no rebordo das orelhas curtas e arredondadas, cauda e pelagem fofas, de cor acastanhada, nativo da Europa, do Norte de África e da Ásia Ocidental. = FUETA, PAPALVA-FÉTIDA

2. [Ornitologia] [Ornitologia] Designação dada a várias aves caradriiformes da família dos turnicídeos, em especial do género Turnix.

3. [Informal, Figurado] [Informal, Figurado] Criança turbulenta e insubordinada.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: TOIRÃO

etimologiaOrigem etimológica:touro + -ão.

Auxiliares de tradução

Traduzir "tourões" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É possível utilizar a palavra coleccionismo? Qual a justificação para não se poder utilizar?
Não há qualquer motivo para não poder utilizar coleccionismo. Este substantivo, que designa a actividade de coleccionar, está correctamente formado (da raiz latina collectio, -onis "colecção" + sufixo -ismo) e surge registado em muitos dicionários de língua.



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.