PT
BR
Pesquisar
Definições



tentilhão-soldadinho-do-chaco

A forma tentilhão-soldadinho-do-chacoé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tentilhão-soldadinho-cinzentotentilhão-soldadinho-cinzento
( ten·ti·lhão·-sol·da·di·nho·-cin·zen·to

ten·ti·lhão·-sol·da·di·nho·-cin·zen·to

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Lophospingus griseocristatus) da família dos traupídeos. = CARDEAL-CINZENTO

etimologiaOrigem etimológica:tentilhão + soldadinho, diminutivo de soldado + cinzento.
tentilhão-soldadinho-do-chacotentilhão-soldadinho-do-chaco
( ten·ti·lhão·-sol·da·di·nho·-do·-cha·co

ten·ti·lhão·-sol·da·di·nho·-do·-cha·co

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Lophospingus pusillus) da família dos traupídeos. = CARDEAL-DE-POUPA-PRETA

etimologiaOrigem etimológica:tentilhão + soldadinho, diminutivo de soldado + do + Chaco, topónimo [região geográfica da América do Sul que abrange partes da Bolívia, do Brasil, do Paraguai e da Argentina].

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).



Por favor, gostaria de saber qual é o plural de verbos unidos por hífen, como por exemplo quero-quero ou vai-vem.
Antes de mais, uma correcção: a forma vai-vem não existe. A forma correcta escreve-se sem hífen e com acento, vaivém (plural: vaivéns), como pode verificar pela hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Quanto ao substantivo quero-quero, forma o plural regular quero-queros. Os substantivos compostos por V-V (verbo-verbo) formam o plural como se fossem substantivos simples, acrescentando-se apenas o -s do plural regular (outros exemplos: treme-tremes, ruge-ruges).