PT
BR
Pesquisar
Definições



taipa

A forma taipapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de taipartaipar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de taipartaipar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
taipataipa
( tai·pa

tai·pa

)
Imagem

ConstruçãoConstrução

Parede feita com grade de madeira delgada e estreita, cujos vãos se enchem de argamassa.


nome feminino

1. [Construção] [Construção] Parede feita com grade de madeira delgada e estreita, cujos vãos se enchem de argamassa.Imagem = TABIQUE

2. [Zoologia] [Zoologia] Substância córnea que envolve as partes vivas do pé do cavalo. = MURALHA, PAREDE, TAPA

taipartaipar
( tai·par

tai·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Calcar o barro (na taipa).

2. Fazer paredes ou muros de taipa.

3. Cercar de taipa.

Auxiliares de tradução

Traduzir "taipa" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.



Há uma espécie de competição na qual são realizadas três provas de três diferente esportes e que recebe o nome de triátlon. Qual seria a definição para uma competição com dois esportes distintos: diátlon ou biátlon?
Como pode constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, uma competição que reúne duas provas distintas pode ser referida como diatlo, diátlon, biatlo ou biátlon. Estas duas últimas formas são consideradas hibridismos, uma vez que o elemento de formação bi- é de origem latina (bis, que significa “duas vezes”) e -atlo/-átlon é de origem grega (áthlon, que significa “prova desportiva”). Os hibridismos são geralmente desaconselhados pelos gramáticos, daí que as formas diatlo e diátlon sejam consideradas preferenciais, uma vez que o elemento compositivo di- é, tal como -atlo/-átlon, de origem grega.