PT
BR
Pesquisar
Definições



subempregado

A forma subempregadopode ser [masculino singular particípio passado de subempregarsubempregar], [adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
subempregadosubempregado
( su·bem·pre·ga·do

su·bem·pre·ga·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se subempregou.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. Que ou quem tem um emprego não qualificado, sem vínculo ou garantia, de carácter informal ou temporário, geralmente de remuneração muito baixa.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de subempregar.
subempregarsubempregar
( su·bem·pre·gar

su·bem·pre·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Empregar menos do que seria possível; não empregar ou não usar plenamente.

2. Aditir para emprego não qualificado, sem vínculo ou garantia, de carácter informal ou temporário, geralmente de remuneração muito baixa.

etimologiaOrigem etimológica:sub- + empregar.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).




A palavra perfuctório pode ser flexionada como? Perfunctoriedade, perfunctoricismo ou perfunctorabilidade? Ou seja, existe como flexioná-la?
A forma correcta é perfunctório, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esse adjectivo flexiona em género (perfunctório, perfunctória) e número (perfunctórios, perfunctórias). As formas perfunctoriedade, perfunctoricismo e perfunctorabilidade que refere não são flexões de perfunctório, mas sim possíveis derivações nominais. Dessas, nenhuma se encontra registada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados e apenas a primeira, perfunctoriedade, tem ocorrências em motores de pesquisa da Internet. Ainda que essa palavra não se encontre averbada, a sua utilização é possível, uma vez que se apresenta correctamente formada, resultando da aposição do sufixo -edade ao adjectivo perfunctório, a par do que acontece na derivação obrigatório > obrigatoriedade. Este sufixo surge geralmente na formação de substantivos a partir de adjectivos, exprimindo a noção de "qualidade, característica”, pelo que perfunctoriedade pode significar “qualidade do que é perfunctório”.