PT
BR
Pesquisar
Definições



sota-

A forma sota-pode ser[nome feminino ou masculino], [nome feminino], [nome masculino] ou [prefixo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sota-sota-


prefixo

Elemento que significa inferioridade, subordinação ou posição inferior. = SOTO-

etimologiaOrigem etimológica:latim subtus, debaixo.
Nota: É sempre seguido de hífen (ex.: sota-capitão).
sotasota
|ó| |ó|
( so·ta

so·ta

)
Imagem

InformalInformal

JogosJogos

Carta do baralho que representa uma mulher (ex.: sota de copas).


nome feminino

1. [Informal] [Informal] [Jogos] [Jogos] Carta do baralho que representa uma mulher (ex.: sota de copas).Imagem = DAMA

2. Mulher astuciosa.

3. Pausa ou intervalo no trabalho. = DESCANSO, FOLGA


nome feminino ou masculino

4. Parelha ou cavalo dianteiro, num carro puxado por mais de uma parelha de animais (ex.: a sota recusava-se a comer).


nome masculino

5. Homem que monta a cavalgadura da sela. = BOLEEIRO

6. Subalterno.


dar sota e ás

Exceder ou levar vantagem numa disputa.

dar sota e basto

O mesmo que dar sota e ás.

orelhar a sota

Jogar às cartas.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol sota, valete das cartas de jogar, do latim subtus, debaixo, por baixo.
Confrontar: cota.


Dúvidas linguísticas



Estou com algumas dúvidas em relação à Língua Portuguesa:
1) É correto utilizar nos textos o sinal de pontuação ?! ou ?! ? Já vi em alguns textos, mas não sei se é correta essa utilização. Costumo às vezes utilizar, mas até hoje não sei se é correto ou não.
2) Não entendo muito bem a utilização do travessão em alguns casos. Exemplo (temos um diálogo que vem seguido da fala do narrador, e em seguida o personagem retoma a fala como no exemplo abaixo): - José venha aqui. - falou Pedro (finaliza a fala do personagem) -Vou te prender. (E este travessão?) O que vocês podem me informar sobre essa utilização de pontuação? (Travessão). Li a respeito que o segundo travessão apresentado estaria finalizando a fala do personagem, mas ao mesmo tempo como assim finalizando, se logo em seguida existe outro travessão? Não consigo compreender.
O ponto de interrogação (?) é utilizado para indicar na escrita uma pergunta directa (ex.: Vais demorar?). O ponto de exclamação (!) é utilizado para indicar na escrita um estado emotivo ou uma interjeição (ex.: Que demora!). A utilização conjunta destes dois sinais (?! ou !?) é frequente quando se pretende combinar estas duas funções e não há nada que desaconselhe a sua utilização para transmitir simultaneamente uma pergunta directa e um estado emotivo particular (ex.: Não acredito; ainda vais demorar?!).

O travessão é um sinal de pontuação usado, entre outras coisas, para introduzir uma mudança de discurso (normalmente para introduzir o discurso directo) ou de locutor. Desta forma, na frase apresentada (– José, venha aqui. – falou Pedro. – Vou te prender.), o primeiro travessão introduz o discurso directo, o segundo indica o fim do discurso directo, mostrando que o que se segue é uma indicação do narrador e já não da personagem, e o terceiro indica a retoma do discurso directo, indicando nova fala da mesma personagem.




Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).