PT
BR
Pesquisar
Definições



retribuível

A forma retribuívelpode ser [derivação masculino e feminino singular de retribuirretribuir] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
retribuívelretribuível
|u-í| |u-í|
( re·tri·bu·í·vel

re·tri·bu·í·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que se pode retribuir.IRRETRIBUÍVEL

vistoPlural: retribuíveis.
etimologiaOrigem etimológica:retribuir + -ível.
iconPlural: retribuíveis.
retribuirretribuir
|u-í| |u-í|
( re·tri·bu·ir

re·tri·bu·ir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar como pagamento ou recompensa. = GRATIFICAR, PAGAR, RECOMPENSAR

2. Mostrar-se agradecido por.

3. Agir de forma correspondente ou semelhante. = CORRESPONDER

etimologiaOrigem etimológica:latim retribuo, -ere.


Dúvidas linguísticas



Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.