PT
BR
Pesquisar
Definições



repartidor

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
repartidorrepartidor
|ô| |ô|
( re·par·ti·dor

re·par·ti·dor

)


adjectivoadjetivo

1. Que reparte.


nome masculino

2. Aquele que reparte, divide ou distribui.

3. Repartideira (vasilha).

4. [Aritmética] [Aritmética] Divisor.

5. [Telecomunicações] [Telecomunicações] Dispositivo que permite a ligação ou derivação de sinais de entrada em vários cabos de saída.

etimologiaOrigem etimológica:repartir + -dor.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Pode-se utilizar a palavra exigencial? Ex.: selecção exigencial de componentes.
Apesar de o adjectivo exigencial não se encontrar registado em nenhum dos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, ele encontra-se bem formado a partir da aposição do sufixo -al ao substantivo exigência, pelo que o seu uso é possível e até muito frequente, como o revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet, especialmente em contextos relativos às áreas da construção e da engenharia civil, com o significado “que é relativo a ou que envolve uma exigência” (ex.: fizeram uma selecção exigencial dos novos materiais).



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).