PT
BR
Pesquisar
Definições



reatadura

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
reatadurareatadura
( re·a·ta·du·ra

re·a·ta·du·ra

)


nome feminino

1. Acto de reatar.

2. [Náutica] [Náutica] Cada uma das voltas de corda ou cada uma das chapas de ferro com que se ligam as partes fendidas de um mastro, verga, etc. ou apertam outras peças de madeira. (Mais usado no plural.)

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ARREATADURA

etimologiaOrigem etimológica:reatar + -dura.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).



Por favor, gostaria de saber qual é o plural de verbos unidos por hífen, como por exemplo quero-quero ou vai-vem.
Antes de mais, uma correcção: a forma vai-vem não existe. A forma correcta escreve-se sem hífen e com acento, vaivém (plural: vaivéns), como pode verificar pela hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Quanto ao substantivo quero-quero, forma o plural regular quero-queros. Os substantivos compostos por V-V (verbo-verbo) formam o plural como se fossem substantivos simples, acrescentando-se apenas o -s do plural regular (outros exemplos: treme-tremes, ruge-ruges).