PT
BR
Pesquisar
Definições



rabeca

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rabecarabeca
|é| |é|
( ra·be·ca

ra·be·ca

)


nome feminino

1. [Música] [Música] Instrumento musical semelhante ao violino, um pouco maior e de timbre mais baixo. = VIOLA-DE-ARCO, VIOLETA

2. [Pouco usado] [Pouco usado] Instrumento de cordas que se toca com arco. = VIOLINO

3. [Jogos] [Jogos] Peça comprida em que se apoia o taco para jogar a bola que fica distante da tabela, no bilhar e jogos afins. = RESTE, RESTO

4. [Popular] [Popular] Enxerga de palha.

5. Utensílio de ferreiro, accionado por meio de um arco, que faz girar a broca. = SANFONA

6. [Popular] [Popular] Menstruação.


nome de dois géneros

7. [Música] [Música] Tocador de rabeca. = RABEQUISTA


o da rabeca

O maçador.

tocar rabeca

Falar mal de um ausente.

etimologiaOrigem etimológica:francês rebec.

Auxiliares de tradução

Traduzir "rabeca" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.



A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.