PT
BR
Pesquisar
Definições



punho

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
punhopunho
( pu·nho

pu·nho

)
Imagem

Mão fechada.


nome masculino

1. Mão fechada.Imagem

2. Extremidade inferior do antebraço, em que este se articula com a mão. = PULSO

3. Extremidade inferior das mangas longas de camisas, blusas ou vestidos, que contorna o pulso e que geralmente se fecha com botões.Imagem

4. Parte da arma branca que serve para empunhá-la.

5. Empunhadura.

6. Parte por onde se empunham alguns instrumentos ou ferramentas. = CABO

7. [Marinha] [Marinha] Parte da vela onde prende um cabo.

8. [Portugal: Aveiro] [Portugal: Aveiro] [Marnotagem] [Marnotagem] Cada uma das pás de madeira usadas pelos marnotos, uma em cada mão, para encher as canastras de sal.Imagem


em punho

Agarrado pelo punho, geralmente em posição erguida e pronto para ser usado (ex.: arma em punho).

punho elástico

Faixa elástica apertada que se usa em torno do pulso para proteger ligamentos ou evitar lesões, sobretudo na prática de alguns desportos.

punhos de renda

Extremo cuidado a fazer ou dizer algo. = DELICADEZA

etimologiaOrigem etimológica:latim pugnus, -i, murro, soco.

Auxiliares de tradução

Traduzir "punho" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).