PT
BR
Pesquisar
Definições



portefólio

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
portefólioportefólio
( por·te·fó·li·o

por·te·fó·li·o

)


nome masculino

1. Conjunto de material gráfico utilizado em apresentações.

2. Conjunto de trabalhos ou de fotografias de trabalho de um profissional das artes.

3. Dossiê ou documento com o registo individual de habilitações ou de experiências.

4. Pasta ou cartão duplo para guardar papéis. = DOSSIÊ, PORTA-FÓLIO

5. [Economia] [Economia] Conjunto de títulos que está na posse de um investidor.

6. [Por extensão] [Por extensão] Conjunto dos bens ou serviços que uma empresa ou um indivíduo têm disponíveis para comercializar (ex.: a consultora recomendou uma avaliação do portefólio imobiliário; o novo modelo já está em fase de produção e brevemente fará parte do portefólio da marca franco-alemã).

etimologiaOrigem etimológica:inglês portfolio.
Ver também resposta à dúvida: aportuguesamento de portfolio.

Auxiliares de tradução

Traduzir "portefólio" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
(1) Trar-se-ão a Portugal.
ou
(2) Trazer-se-ão a Portugal.
Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.
O verbo trazer é irregular, nomeadamente, para o caso que nos interessa, nas formas do futuro do indicativo: trará, trarás, traremos, trareis, trarão (se se tratasse de um verbo regular, as formas seriam *trazerei, ..., *trazerão [o asterisco indica forma incorrecta]).

Quando é necessário utilizar um pronome pessoal átono (ex.: me, o, se) nas formas do futuro do indicativo (ex.: telefonará) ou do condicional (ex.: encontraria), este pronome é inserido entre o radical e a desinência do verbo (ex.: telefonará + me = telefonar-me-á; encontraria + o = encontrá-lo-ia).

Como se trata da flexão irregular trarão, a forma correcta com o pronome deverá ser trar-se-ão e não *trazer-se-ão, que é uma forma incorrecta.




Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).