PT
BR
Pesquisar
Definições



poejos

A forma poejosé [masculino plural de poejopoejo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
poejopoejo
|â| ou |ê| ou |âi| |ê|
( po·e·jo

po·e·jo

)
Imagem

BotânicaBotânica

Erva da família das labiadas (Mentha pulegium), vulgar nos lugares húmidos ou inundados de Portugal e usada como condimento na culinária alentejana.


nome masculino

1. [Botânica] [Botânica] Erva da família das labiadas (Mentha pulegium), vulgar nos lugares húmidos ou inundados de Portugal e usada como condimento na culinária alentejana.Imagem = POJO

2. [Portugal: Beira] [Portugal: Beira] Farinha fina ou o pó mais fino da farinha.

Auxiliares de tradução

Traduzir "poejos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.




Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.