PT
BR
Pesquisar
Definições



nacional

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
nacionalnacional
( na·ci·o·nal

na·ci·o·nal

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo à nação (ex.: economia nacional).

2. Pertencente à nação (ex.: monumento nacional, território nacional). = PÁTRIO

3. Feito ou produzido no país (ex.: produto nacional).ESTRANGEIRO

4. Que representa uma nação (ex.: selecção nacional).


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

5. Que ou quem nasceu no país, em oposição a estrangeiro.


adjectivo de dois géneros e nome masculinoadjetivo de dois géneros e nome masculino

6. [Desporto] [Esporte] Diz-se de ou competição em que é apurado um campeão de um país; campeonato nacional (ex.: campeonato nacional; ficou em primeiro lugar no nacional de seniores).

vistoPlural: nacionais.
etimologiaOrigem etimológica:francês national.
iconPlural: nacionais.

Auxiliares de tradução

Traduzir "nacional" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).




Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).