PT
BR
Pesquisar
Definições



montadora

A forma montadorapode ser [feminino singular de montadormontador] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
montadoramontadora
|ô| |ô|
( mon·ta·do·ra

mon·ta·do·ra

)


nome feminino

1. [Brasil] [Brasil] [Indústria] [Indústria] Empresa que faz produção em massa de um produto que resulta de várias peças, equipamentos ou dispositivos, geralmente produzidos noutras fábricas, armados ou encaixados numa ou mais linhas de montagem (ex.: a montadora francesa vai abrir outra fábrica).

2. [Brasil] [Brasil] [Indústria] [Indústria] Fábrica ou instalações dessa empresa (ex.: vai ser instalada uma montadora no município).

etimologiaOrigem etimológica:feminino de montador.
montadormontador
|dô| |dô|
( mon·ta·dor

mon·ta·dor

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou quem é encarregado de colocar, no respectivo lugar, as peças de uma máquina.

2. Que ou quem tem como actividade fazer sequências com uma selecção de cenas filmadas, para resultar num filme.

etimologiaOrigem etimológica:montar + -dor.

Auxiliares de tradução

Traduzir "montadora" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Enfim, hão-de haver outros candidatos. Está correcta?
A frase que refere está incorrecta, pois o verbo haver, no sentido de "existir", é impessoal, pelo que a frase correcta deverá ser Enfim, há-de haver outros candidatos.



O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".