PT
BR
Pesquisar
Definições



minuta

A forma minutapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de minutarminutar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de minutarminutar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
minutaminuta
( mi·nu·ta

mi·nu·ta

)


nome feminino

1. Modelo de texto com a informação necessária para o preenchimento de certos documentos oficiais.

2. Primeira redacção de um escrito. = RASCUNHO

3. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Alegação de litigantes feita para tribunal superior, assinada por advogado.

4. Desenho traçado à vista do terreno para levantamento da sua planta.

etimologiaOrigem etimológica:latim medieval minuta [scriptura], antigos borrões escritos com letra muito pequena.
minutarminutar
( mi·nu·tar

mi·nu·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Ditar ou fazer a minuta de. = RASCUNHAR

etimologiaOrigem etimológica:minuta + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "minuta" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É possível utilizar a palavra coleccionismo? Qual a justificação para não se poder utilizar?
Não há qualquer motivo para não poder utilizar coleccionismo. Este substantivo, que designa a actividade de coleccionar, está correctamente formado (da raiz latina collectio, -onis "colecção" + sufixo -ismo) e surge registado em muitos dicionários de língua.



O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".