PT
BR
Pesquisar
Definições



metastatização

A forma metastatizaçãopode ser [derivação feminino singular de metastatizarmetastatizar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
metastatizaçãometastatização
( me·tas·ta·ti·za·ção

me·tas·ta·ti·za·ção

)


nome feminino

Acto ou efeito de metastatizar. = METASTIZAÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:metastatizar + -ção.
Ver também resposta à dúvida: metastizar.
metastatizarmetastatizar
( me·tas·ta·ti·zar

me·tas·ta·ti·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo e pronominal

Desenvolver metástases. = METASTIZAR

etimologiaOrigem etimológica:metásta[se] + -t- + -izar.
Ver também resposta à dúvida: metastizar.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual o plural da palavra "salvo-conduto".
O plural do substantivo salvo-conduto deverá ser salvos-condutos, pois trata-se de um substantivo hifenizado composto por um adjectivo e por um substantivo, motivo pelo qual ambas as palavras flexionam em número. Esta é a flexão preconizada nos vocabulários de Rebelo Gonçalves e de José Pedro Machado; no entanto, obras lexicográficas como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa admitem dois plurais: salvo-condutos e salvos-condutos, sem aparente justificação senão o uso, pois a palavra salvo não poderá ser substantivo neste contexto, o que poderia justificar que só houvesse flexão num dos substantivos.



Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.